quarta-feira, 18 de abril de 2007

Os Estudos Culturais

Os Estudos Culturais são um campo acadêmico de pesquisa sobre comunicação e cultura, geralmente relacionando-as sob uma perspectiva político-econômica de orientação marxista.
Centro de Estudos Culturais Contemporâneos (CCCS) da Universidade de Birmingham entre 1969 e 1979. Na década de 70, a atenção central do CCCS foi a ação da mídia. Seus antecedentes foram o movimento no campo dos estudos literários e debate gerado pela Escola de Frankfurt, tendo como motivo gerador as alterações dos valores tradicionais da classe trabalhadora na Inglaterra do pós-guerra.
Os pressupostos fundamentais dos Estudos Culturais são a análise da ação da mídia, atentando sobre as estruturas sociais e o contexto histórico como fatores essenciais para a compreensão da ação desses meios. Ocorre o deslocamento do sentido de cultura da sua tradição elitista para as práticas cotidianas.
A cultura não é tanto um conjunto de OBRAS, mas um conjunto de PRÁTICAS. A cultura tem relação com produção e intercâmbio de sentidos, isto é, o dar e receber sentidos entre os membros de uma sociedade ou grupo. Assim, a cultura deixa de ser considerada algo passivo e incorpora um sujeito que pode criar e agir sobre as coisas. No campo da comunicação, o interesse nas tecnologias é despertado.
Por que é importante a ênfase no entendimento de PRÁTICAS CULTURAIS? Um conceito de cultura associado à idéia de prática aponta para o sentido de ação, de agência humana, isto é, a cultura não significa simplesmente sabedoria recebida ou experiência passiva, mas um grande número de intervenções que podem tanto mudar a história ou transmitir o passado.
A cultura é uma região de disputas e de conflitos acerca do sentido; cultura diz respeito aos enfrentamentos entre modos de vida diferentes devido à existência de relações de poder. Como a comunicação é entendida dentro desse contexto? A comunicação é vista como um processo simbólico através do qual a realidade é produzida, reproduzida e transformada.
Adquire um sentido especial o processo de recepção: esta é tratada como um processo social complexo que envolve atividade contínua de apropriações, usos e reelaborações de conteúdos por parte de indíviduos, estruturados em grupos sociais particulares. Desenham-se enlaces entre TEXTO - CONTEXTO - RECEPTORES.
Para os Estudos Culturais não existe divisão entre cultura e condições de produção. Para pensarmos a cultura é preciso pensar como fizemos o texto, assim, chegamos ao pressuposto de como ver a cultura na sociedade.
CIRCUITO CULTURAL: -contexto- sujeitos emissores <> meios de comunicação e textos <> sujeitos receptores

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.